AlexKlein.jpg

Alex Klein, oboé

Reconhecido como um dos principais oboístas da atualidade, Alex Klein iniciou seus estudos musicais em sua terra natal, o Brasil, aos 9 anos de idade, prosseguindo no Conservatório de Música de Oberlin e no Curtis Institute of Music. Klein recebeu um prêmio Grammy por sua gravação do Concerto para Oboé de Richard Strauss com a Orquestra Sinfônica de Chicago, sob a regência de Daniel Barenboim. Klein foi oboé principal em Chicago por 9 anos sob a regência de Barenboim e, em 2017, recebeu o título de solista emérito de oboé do atual diretor musical, Riccardo Muti.

Klein ganhou prêmios nos concursos internacionais em Genebra, Tóquio, Nova York e Praga, e é regularmente convidado para julgar concursos internacionais nessas instituições, bem como na Inglaterra, China e Rússia. Klein deixou seu cargo na Chicago Symphony devido a complicações relacionadas à Distonia Focal do Músico, uma condição neurológica que inibe dois dedos da mão esquerda. Durante sua convalescença, Klein dedicou sua carreira musical à promoção de jovens talentos da América Latina e de comunidades negligenciadas, fundando o FEMUSC em 2006, o Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo em 2009 e o PRIMA - Programa de Inclusão Social por meio da Música e das Artes em 2012. Klein também atuou como regente de orquestra à frente das principais orquestras brasileiras e nos Estados Unidos, Europa e foi o primeiro brasileiro a reger uma das principais orquestras da China. Depois de reaprender a tocar oboé e superar suficientemente as limitações da distonia focal, Klein voltou a fazer audições para seu antigo cargo e retornou à Chicago Symphony, no que a Chicago Magazine chamou de "um dos maiores retornos da música clássica".

Atualmente, Alex Klein é o oboé principal da Orquestra Filarmônica de Calgary, no Canadá, além de professor de oboé na Universidade DePaul, em Chicago, e também leciona/se apresenta nos festivais de Aspen, Buzzards Bay e Sunflower, além de ser convidado regularmente para ministrar aulas magistrais e recitais em universidades norte-americanas. Klein gravou dezenas de álbuns com a Chicago Symphony e como solista e músico de câmara, sendo aclamado pela crítica. Seu último CD, lançado este ano pela Cedille Records, com Sonatas do século XX para oboé e piano, foi indicado ao prêmio Grammy de "Produtor do Ano", e foi elogiado pelo crítico David Canfield da Fanfare Magazine: "Em minha opinião, tocar oboé simplesmente não pode ser melhor do que isso".

https://www.alexoboeklein.com