Diretores artísticos

Jorge Luis Uzcátegui,

Diretor artístico

Desde sua estreia como solista de piano com a Orquestra Simón Bolívar e a Filarmônica Nacional da Venezuela, aos 13 anos, Jorge Luis Uzcátegui tem realizado concertos nas Américas do Norte, Central e do Sul, na Ásia e na Europa, com orquestras como a Sinfônica de Valência, onde seus concertos no "Palau de la Música" foram transmitidos ao vivo pela Rádio e Televisão Nacional da Espanha. Sua interpretação de Pictures at an Exhibition, de Mussorgsky, é a trilha sonora de El Cerrito, um documentário premiado para o History Channel.

Uzcátegui ganhou o 1º prêmio no Wise Conducting Competition em Los Ángeles, no Debut Hamburg International Conducting Competition e no Paraná Symphony International Conducting Competition no Brasil, obtendo o voto unânime do júri e de todos os membros da orquestra. Ele também recebeu o Prêmio de Regência da Accademia Musicale Chigiana, sendo selecionado para reger o concerto final do festival. Outros regentes que receberam essa honraria foram Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Riccardo Chailly, Carlo Maria Giulini e Giusepe Sinopoli.

Uzcátegui regeu membros de orquestras ilustres, como a Filarmônica de Berlim, a Gewandhaus de Leipzig, a Ópera de Frankfurt, a Filarmônica de Roterdã, a Sinfônica da BBC, a Sinfônica de São Paulo, a Sinfônica de Boston, a Filarmônica de Nova York e a Filarmônica de Los Angeles. Os compromissos nas últimas temporadas incluem apresentações na Alemanha, Hungria, Polônia, Ucrânia, Finlândia, Sérvia, Brasil, Paraguai, Venezuela e Estados Unidos, regendo orquestras como a LA Chamber Orchestra e a Orquestra Nacional Alemã na Filarmônica de Berlim.

Como regente da equipe da Spokane Symphony, Uzcátegui conduziu mais de 30 concertos por temporada. Entre eles estão colaborações com artistas ganhadores do prêmio Grammy, como Judy Collins, Patti Austin, Indigo Girls e Steep Canyon Rangers; o Quebra-nozes de Tchaikovsky com o State Street Ballet de Santa Barbara; concertos no Dia do Trabalho para públicos de mais de 8 mil pessoas; regência da trilha sonora original ao vivo de filmes como Psicose, Luzes da Cidade e O Fantasma da Ópera; parcerias com teatros locais, cervejarias, bandas de rock indie, a Tribo de Índios de Spokane; e todos os concertos educacionais, incluindo apresentações da 4ª e 5ª série, Link-Up do Carnegie Hall, MusicFest Northwest e Music Innovates.

Na área de Los Angeles, Jorge é atualmente diretor musical da Pacific Academy Foundation Orchestra e realiza mais de 30 concertos por ano com o conjunto. Ele foi diretor musical de várias orquestras, liderando seus conjuntos em turnês de concertos na França, Áustria, Alemanha e Taiwan. Ele também atuou como regente preparatório da Colburn Conservatory Orchestra e regente da Claremont Young Musicians Orchestra. Jorge também é diretor artístico da Music to Save Humanity, uma fundação que transforma comunidades de forma tangível por meio da música, trazendo músicos de renome mundial para colaborar e, ao mesmo tempo, oferecer educação musical de alto nível em todos os cantos do mundo.

Entre os professores e mentores de Uzcátegui estão os maestros Gustavo Dudamel, Jorma Panula, Kurt Masur, Gianluigi Gelmetti, Neal Stulberg, Donald Neuen e Daisuke Soga; e os pianistas Alejandro Slobodianik, Marina Lomazov, Jekaterina Kargina, Adriana Moraga, György Sandor, Angela Hewitt, Benedetto Lupo, Ralph Votapek e Georges Pludermacher.

Gustavo Dudamel disse: "O maestro Uzcátegui é um jovem regente venezuelano com a mais alta formação acadêmica e capacidade artística". O maestro José Antonio Abreu, fundador e diretor do El Sistema, disse: "Jorge Luis Uzcátegui é uma das figuras mais notáveis da nova geração musical de nosso país". O Presidente da Venezuela concedeu a Uzcátegui a Ordem José Felix Ribas e a Ordem General Juan Manuel Valdez por suas realizações como artista.

Apresentações anteriores:

Uzcátegui rege Mozart e Beethoven

Uzcátegui rege Mussorgsky

Uzcátegui toca Mussorgsky

Erica UzCa,

Diretor artístico

Aclamada como "uma grande solista da próxima geração" por Ruggiero Ricci, Erica UzCa fez sua estreia como solista em Los Angeles, Califórnia, aos 11 anos de idade, com a New West Symphony. Desde então, seus compromissos incluem apresentações solo com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Petersburgo, na Rússia, a Orquestra Fantástica de Kiev e o Kiev Lyatoshynsky Ensemble, na Ucrânia, a Sinfônica de Assunção, no Paraguai, e a Orquestra de Câmara Bacchanalia, em Nova York, EUA. Erica foi destaque como solista em turnês internacionais de concertos, incluindo sua recente turnê na França, onde se apresentou em três cidades e tocou o concerto final em La Madeleine, em Paris. Seus próximos compromissos solo incluem uma turnê de 10 cidades na Venezuela.

Erica foi membro de vários conjuntos de câmara premiados, incluindo o Matisse Quartet. Além de recitais de séries de câmara em todo o Centro-Oeste e na Costa Leste, as atividades do Matisse Quartet incluíram apresentações em um concerto de entrevista com Philip Glass, apresentações para a Rainha Sheikha Mozah em Doha, Qatar, e uma Residência Artística no Banff Centre, no Canadá, onde ela também foi Artista Solo em Residência. Seus mentores de música de câmara incluem Leon Fleisher, Dawn Upshaw, Joel Krosnick, David Harding e Noah Bendix-Balgley.

Apaixonada por colaboração interdisciplinar, Erica se apresentou no evento principal do TED, o TEDSummit 2016, com Joshua Roman, "Blinky Bill" Sellanga e Iyeoka Okoawo, comemorando a vida de Prince. Em seguida, ela foi apresentada como palestrante do TEDx de 2021. Ela foi a solista de um concerto no Skirball Museum em homenagem a Albert Einstein e tocou em vários concertos colaborativos de artes visuais em museus, incluindo o Carnegie Museum of Art, o Miller Institute for Contemporary Art, o Gene Autry Museum, entre outros. Ela é destaque em "The Staff of Mercury" como solista de violino em um documentário que apresenta o poder de cura da música e que será distribuído pela Sony e pela PBS.

Compreendendo o poder que a música tem de mudar vidas, Erica procura ser uma embaixadora musical na sociedade, o que a levou a se apresentar em várias organizações, levando enriquecimento e educação a todos na comunidade. Ela conduziu vários concertos de palestras pelo Elderhostel e pelo Osher Lifelong Learning Institute e se apresentou em organizações como Musicians with a Mission e Meet the Maestro, que oferecem educação musical e enriquecimento para idosos e jovens. Enquanto esteve em Baltimore, Erica se apresentou com frequência na ala infantil do Hopkins Cancer Center. Atualmente, a Sra. UzCa é a diretora artística da organização sem fins lucrativos Music to Save Humanity.

A Sra. UzCa recebeu o 1º prêmio no Burgos International Competition, no Pittsburgh Concert Society Major Artist Audition e no Summit Music Festival International Competition em Nova York, entre muitos outros. Como musicista de orquestra, foi concertina dos maestros Leon Fleisher, Gerard Schwarz, Joseph Silverstein, Rob Kapilow, Ian Hobson, Andrés Cárdenes, Brad Keimach, Eckart Preu, James Lowe, Morihiko Nakahara e Jorge Luis Uzcátegui. Atualmente, ela é Concertmaster Associada da Spokane Symphony.

Erica é Coordenadora Artística e Artista de Ensino do Music Innovates, um programa intensivo de treinamento orquestral inspirado no El Sistema da Venezuela. Essa colaboração entre a Spokane Symphony e as Spokane Public Schools oferece ensino gratuito de música clássica a alunos carentes cinco dias por semana, criando um refúgio onde os alunos aprendem habilidades essenciais para a vida por meio de uma educação musical rigorosa. Como pedagoga, Erica também conduziu master classes para a Carnegie Mellon Pre-College Division e Meet the Maestro em Pittsburgh, e para a Sonidos de la Tierra no Paraguai. Ela também tem seu próprio estúdio de alunos particulares. Atualmente, Erica também é a Principal Artista de Ensino da Pacific Academy Foundation Orchestra, supervisionando todas as orquestras da PAFO e o programa de música de câmara.

Entre os mentores de Erica estão Gayaneh Kumar, Victor Danchenko, Andrés Cárdenes, Ruggiero Ricci, Abram Shtern e Joseph Silverstein, e é formada pelo Peabody Institute da John Hopkins University e pela Carnegie Mellon University. Erica toca em um violino Carlo Tononi de 1716, generosamente cedido por doadores anônimos.