Ana Paola Rincones, flauta
Desde cedo, iniciou seus estudos musicais nas Orquestras Juvenil e Infantil da Venezuela, na Ilha Margarita, onde foi membro da Orquestra Sinfônica do estado de Nueva Esparta. Ana Paola continua seus estudos no Conservatório de Música Simón Bolívar, em Caracas, sob a tutela de Andrés Eloy Rodríguez e, além disso, na Academia Latino-Americana de Flauta e Flautim, com Enver Cuervos.
Os outros estudos e experiências de Ana incluem cursos e festivais na Grécia, Espanha, França, Brasil, México, Colômbia e muitos outros. Ela foi tutelada por grandes maestros, como Peter-Lukas Graf, Michael Hasel, Jean-Louis Beaumadier, Philippe Bernold, Birgut Ramsl, Alexa Still, Claude Lefebvre, Wil Offermans, além de alguns dos mais renomados maestros venezuelanos: Antonio Naranjo, Marco Granados, Raimundo Pineda, Enver Cuervos, Víctor Rojas, Nicolás Real, Andrés E. Rodríguez e outros.
Ana Paola participou da IX edição do Festival "Union de las Artes" (União das Artes) em Guama-Yaracuy (2003), também participou do Primer "Encuentro Latinoamericano de Flauta" (1o. Encontro Latino-Americano de Flauta" em Caracas (2000); XVI "Festival Internacional de Música de Cámara de la Colonia Tovar" (XVI Festival Internacional de Música de Câmara da Colônia Tovar); "Encuentro Nacional de Flauta em Caracas (2006)" (Encontro Nacional de Flauta 2006); "Academie Internationale d'Ete de Nice" na França (2008) (Academia Internacional de Verão de Nice); Curso Internacional de Verão de Flauta na Espanha (2008); "Flutemeetings" na Grécia 2009 e Academia de Flauta em Villa de Leyva - Colômbia (2010), onde obteve o segundo lugar por sua participação destacada; XVII Festival Latinoamericano de Música (XVII Festival Latinoamericano de Música) em Caracas 2012; o Festival Mundial de Flauta na Argentina (2012); XVIII - XIX Festival Latinoamericano de Música (XVIII - XIX Festival Latinoamericano de Música) em Caracas 2013-14 e muitos outros.
Em 2007, Ana Paola Rincones venceu o concurso para tocar na seção de flauta da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar em Caracas-Venezuela. Em 2010, ela se classificou como finalista no "II Concurso Nacional de Flauta y Piccolo de Jóvenes Solistas Yamaha" (II Concurso Nacional de Flauta e Piccolo de Jovens Solistas Yamaha) na categoria flauta e piccolo.
Ela recebeu seu diploma de Bacharel em Música em Performance pela "Universidad Experimental de las Artes". Atualmente, ela tocava flauta e flautim na Orquestra Sinfônica Simón Bolívar. Como professora, Ana Paola tem mais de 10 anos de experiência com alunos de toda a Venezuela em "núcleos" (centros) das Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela. Além disso, ela se tornou uma das professoras de flauta do Conservatório de Música Simón Bolívar, "El Sistema", Academia Latino-Americana de Flauta e Flautim, e teve um estúdio de aulas particulares.
Como intérprete, Ana Paola participa como flautista e flautista em projetos acadêmicos e está constantemente cooperando com compositores de música contemporânea feitos dentro e fora da Venezuela, além de ser diretora associada da ASOFLAVEN (Associação Nacional de Flautistas da Venezuela).
Seu primeiro álbum "Elegante Guajira" vol.1 é uma homenagem às suas raízes colombianas, álbum que ganhou o Pepsi Music Awards 2017 como Melhor Álbum Clássico, ela também está fazendo incursões no design com a colaboração da designer industrial Adriana Toledo, com quem foi possível lançar sua primeira linha de bolsas de flauta chamada "Auctor". Além disso, está cursando um mestrado em música na Universidade Simón Bolívar, sob a orientação de Andrés E. Rodríguez.
A Sra. Rincones é apresentadora do programa de TV "El País Orquesta" (o país orquestrado), que fala sobre as orquestras e conjuntos musicais das Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela. Ana Paola Rincones mora em Los Angeles e se apresenta com música clássica, experimental e moderna em diferentes projetos. Ela também leciona para a Santa Monica Youth Orchestra, Pluralistic School One, A Place Called Home e mantém um estúdio particular de flauta.