Giancarlo-Guerrero_phot_Lukasz_Rajchert_hi_res-8.jpg

Giancarlo Guerrero, maestro

Giancarlo Guerrero é maestro vencedor de seis prêmios GRAMMY®, Diretor Musical da Sinfônica de Nashville e da Filarmônica NFM de Wrocław e Maestro Convidado Principal da Orquestra Gulbenkian em Lisboa. Guerrero tem sido elogiado por sua "regência carismática e atenção aos detalhes"(Seattle Times) em "performances visceralmente poderosas"(Boston Globe) que são "ao mesmo tempo vigorosas, apaixonadas e matizadas" (BachTrack). 

Por meio de encomendas, gravações e estreias mundiais, Guerrero defendeu as obras de proeminentes compositores americanos, apresentando onze estreias mundiais e quinze gravações de música americana com a Sinfônica de Nashville, incluindo obras de Michael Daugherty, Terry Riley e Jonathan Leshnoff.  

Como parte de seu compromisso de promover a música contemporânea, Guerrero, juntamente com o compositor Aaron Jay Kernis, orientou a criação do Composer Lab & Workshop bianual da Nashville Symphony para compositores jovens e emergentes. 

No verão de 2020, embora os concertos ao vivo tenham sido em grande parte cancelados devido à pandemia do coronavírus, a Naxos lançou três novas gravações de Guerrero e da Sinfônica de Nashville do repertório "executado com força e paixão"(Gramophone) por Aaron Jay Kernis, "performances robustas"(New Yorker) de a música de Christopher Rouse e a Opera Without Words de Tobias Picker . "Não é preciso dizer", escreve Textura, "que todos os três estão nas melhores mãos quando suas obras são executadas por Guerrero e a Sinfônica de Nashville". 

A temporada 2019/20 de Guerrero incluiu uma turnê norte-americana de treze cidades com a Filarmônica de Wrocław e compromissos de retorno com a Boston Symphony e a Bilbao Symphony Orchestra. A primavera de 2020 também deveria ter incluído compromissos com a Deutsches Symphonie-Orchester Berlin, a Bamberg Symphony, a Frankfurt Opera and Museums Orchestra e a New Zealand Symphony. Embora os compromissos do outono de 2020 na América do Norte e do Sul - incluindo a temporada da Sinfônica de Nashville, sua estreia com a Sinfônica de São Francisco e apresentações com a Sinfônica de Boston e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - tenham sido cancelados, Guerrero se apresentou em um concerto transmitido ao vivo com a Sinfônica de Houston em agosto de 2020. No outono de 2020 e na primavera de 2021, ele retorna à Europa para tocar Beethoven com a Orquestra Gulbenkian e liderar a NFM Wrocław Philharmonic em oito programas diferentes, incluindo uma sessão de gravação com a orquestra e o violinista Bomsori Kim.  

O Maestro Guerrero se apresentou com importantes orquestras norte-americanas, incluindo as de Baltimore, Cincinnati, Chicago, Cleveland, Dallas, Detroit, Indianápolis, Los Angeles, Milwaukee, Montreal, Filadélfia, Seattle, Toronto, Vancouver e a National Symphony Orchestra. Internacionalmente, ele trabalhou nas últimas temporadas com a Frankfurt Radio Symphony, a Brussels Philharmonic, a Deutsches Radio Philharmonie, a Orchestre Philharmonique de Radio France, a Netherlands Philharmonic, a Residentie Orkest, a NDR em Hannover, a Orquesta Sinfónica de Galicia e a London Philharmonic Orchestra, bem como com a Queensland Symphony e a Sydney Symphony na Austrália. Guerrero foi homenageado como orador principal na conferência da League of American Orchestras de 2019.   

Anteriormente, Guerrero ocupou cargos como regente convidado principal da Cleveland Orchestra Miami Residency, diretor musical da Eugene Symphony e regente associado da Minnesota Orchestra. 

Nascido na Nicarágua, Guerrero imigrou durante sua infância para a Costa Rica, onde se juntou à sinfonia juvenil local. Ele estudou percussão e regência na Baylor University, no Texas, e obteve seu mestrado em regência na Northwestern. Devido ao seu início em orquestras juvenis cívicas, Guerrero está particularmente envolvido com a regência de orquestras de treinamento e trabalhou com a Curtis School of Music, a Colburn School em Los Angeles, a National Youth Orchestra (NYO2) e a Yale Philharmonia, bem como com o programa Accelerando da Sinfônica de Nashville, que oferece uma educação musical intensiva a jovens estudantes promissores de diversas origens étnicas.

https://www.giancarlo-guerrero.com