Lorna McGhee, flauta
Lorna McGhee, nascida na Escócia, foi nomeada flauta principal da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh em 2012. Conhecida por seu "timbre excepcionalmente rico e vibrante" (Washington Post), Lorna atuou como principal convidada da Chicago Symphony, Minnesota Orchestra, London Symphony, London Philharmonic, Academy of St-Martin-in-the-Fields, Chamber Orchestra of Europe e teve a sorte de trabalhar com maestros como Haitink, Gergiev, Rattle, Solti, Harnoncourt, Muti e Honeck.
Antes de imigrar para a América do Norte em 1998, Lorna foi co-principal flautista da Orquestra Sinfônica da BBC, na Inglaterra. Como solista, fez apresentações de concerto com a Orquestra Sinfônica de Londres, a Orquestra de Câmara Escocesa, a Orquestra Sinfônica Escocesa da BBC no Reino Unido e a Orquestra de Câmara de Manitoba, a Filarmônica de Toronto e a Sinfônica de Victoria no Canadá e a Orquestra de Câmara de Nashville, a Orquestra do Festival de Bach do Oregon, a Sinfônica de San Luis Obispo e a Orquestra Sinfônica de Pittsburgh nos EUA. Os destaques da carreira incluem uma apresentação do concerto para flauta de Penderecki com a Oregon Bach Festival Orchestra sob a batuta do compositor em 2004 e, mais recentemente, uma apresentação do Nielsen Flute Concerto com a Pittsburgh Symphony em 2014 com o Maestro Tortelier. Como musicista de câmara e recitalista, ela se apresentou na Europa, América do Norte, Austrália, Cingapura e Japão em locais como o Wigmore Hall de Londres, o Edinburgh International Festival, o Louvre, Paris, o Schubertsaal da Konzerthaus de Viena, o Ottawa International Chamber Music Festival e o Australian Festival of Chamber Music. Suas apresentações foram transmitidas pela rádio CBC do Canadá, BBC Radio, NPR (EUA), Netherlands Radio e ABC (Austrália). Ela fez gravações de música de câmara para a EMI, Decca ASV, Naxos e Meridian. Sua gravação para a Naxos da música de câmara de Bax com o grupo "mobius" foi selecionada como Escolha do Editor na Gramophone Magazine. Junto com a parceira de duo Heidi Krutzen, Lorna lançou dois CDs pela Skylark Music: "Taheke, 20th century Masterpieces for flute and harp" e "Canada, New Works for flute and harp". Como membro do Trio Verlaine (com seu marido, o violista David Harding e a harpista Heidi Krutzen), Lorna gravou dois CDs: "Fin de Siècle", com músicas de Debussy e Ravel, e "Six Departures", com obras de Bax e Jolivet, além de novas encomendas de Schafer e Cotton. Tanto o Trio quanto o Duo estão empenhados em ampliar o repertório e contribuíram com oito novas encomendas até o momento. O primeiro disco de recital de flauta e piano de Lorna, "The Hour of Dreaming", com o pianista Piers Lane, foi lançado pelo selo Beep em 2014.
Tendo lecionado na Universidade de Michigan e na Universidade da Colúmbia Britânica, Lorna agora é membro do corpo docente de flauta da Universidade Carnegie Mellon. Ela já deu aulas magistrais em universidades, conservatórios e festivais de flauta no Reino Unido, EUA, Japão e Canadá, incluindo a Julliard School e a Royal Academy of Music. Ela ensina com frequência em escolas de verão, incluindo o Pender Island Flute Retreat, a William Bennett International Summer School e o Galway Flute Festival. Lorna estudou com David Nicholson na Escócia e com Michie e William Bennett na Royal Academy of Music, em Londres. Ela é uma "Fellow" honorária da Royal Academy of Music.