Maitane Sebastián, violoncelo
Ao mesmo tempo em que foi nomeada para a Orquestra Regional Bayonne Côte Basque aos 18 anos, depois para a Orquestra Pau Pays de Béarn aos 21 anos e atuou como membro do conjunto parisiense de violoncelos Nomos, Maitane Sebastián também começou a lecionar no início de sua carreira. Depois de lecionar por mais de 15 anos, ela atualmente ensina violoncelo, música de câmara e dirige a Orquestra Sinfônica no Conservatório de Abbeville.
Sua trajetória profissional não convencional a levou a experimentar novos movimentos musicais e a encontrar músicos que inspiraram sua maneira de tocar e sua visão musical, como os violoncelistas Gary Hoffman e Christophe Roy, o barítono Udo Reinemann, o improvisador Médéric Collignon e os compositores Michel Sendrez e Mauricio Kagel.
Atualmente, Maitane Sebastián está dando vários concertos como violoncelista solo, músico de câmara e solista com orquestra, com a Midland Symphony Orchestra (Grã-Bretanha), o Vignolles Ensemble (Holanda); na Salle Gaveau, Salle Cortot, Beauvais Cello Festival, Teatro Lírico em Cagliari (Itália), Festival La Bâtie em Genebra (Suíça), Festival "Voix Intimes" em Tournai (Bélgica), Festival de Música Clássica em Peñiscola (Espanha), etc.
Seus parceiros favoritos de música de câmara são Ann-Estelle Médouze, Naaman Sluchin e Barbara Giepner (Sésame Quartet), o pianista Julien Le Pape (Parhélies Duet) e o violonista Sébastien Llinares (Anhelo Duet).
Suas inúmeras gravações, que vão de Bach a músicos contemporâneos, foram elogiadas por críticas musicais (como Classica, Le Monde de la Musique, Diapason, Charles Cros), refletindo sua pesquisa sobre fraseado natural e seu apego ao significado profundo da música, desde seus detalhes até sua estrutura e contexto.
Em 2020, Paraty (Harmonia Mundi) lançou seu próximo álbum com as suítes completas de J.S. Bach gravadas no País Basco.
Seu instrumento foi fabricado por Frédéric Chaudière, a partir de uma cópia de um violoncelo de Giuseppe Guarneri Sr. Ela toca arcos de Claudia Carmona e Yasha Shidowezki.