Chalifour_header2.jpg

Martin Chalifour, violino

Martin Chalifour iniciará sua 25ª temporada como Concertino Principal da Filarmônica de Los Angeles neste outono. Ele se formou com louvor no Conservatório de Montreal aos 18 anos e depois se mudou para os Estados Unidos para continuar seus estudos no famoso Curtis Institute of Music.  

Chalifour recebeu um Certificado de Honra no Concurso Tchaikovsky em Moscou e também foi laureado no prestigioso Concurso Internacional de Montreal. Além de suas funções na LA Phil, ele mantém uma carreira solo ativa, tocando um repertório diversificado de mais de 60 concertos. Chalifour já se apresentou como solista com os maestros Pierre Boulez, Gustavo Dudamel, Charles Dutoit, Christoph Eschenbach, Sir Neville Marriner e Esa-Pekka Salonen. Fora dos EUA, ele tocou solos com a Filarmônica de Auckland, a Sinfônica de Montreal, a Filarmônica de Hong Kong, a Orquestra Nacional de Taiwan e a Filarmônica da Malásia, entre outras.  

Chalifour iniciou sua carreira orquestral com o falecido Robert Shaw e a Atlanta Symphony, atuando como Concertmaster Associado por seis anos. Posteriormente, por cinco anos, ocupou o mesmo cargo na Orquestra de Cleveland, onde também atuou como Concertmaster interino sob a direção de Christoph von Dohnányi. Enquanto esteve em Cleveland, Chalifour lecionou no Cleveland Institute of Music e foi membro fundador do Cleveland Orchestra Piano Trio.  

Chalifour é um convidado frequente de vários festivais de música de verão, incluindo o Sarasota Festival, o Mainly Mozart Festival e o Reno Chamber Music Festival, onde atuou como diretor musical no ano passado.  

Mantendo laços estreitos com seu país natal, ele tem retornado com frequência para ensinar e se apresentar como solista com várias orquestras canadenses, mais recentemente em Vancouver com Bramwell Tovey e em Hamilton com Gemma New. 

Martin Chalifour gravou música solo e de câmara para as gravadoras Telarc, Northstar e Yarlung. Ele leciona na Caltech e na USC Thornton School of Music.