1577337845-808545488.jpg

Peter Lloyd, contrabaixo

Natural da Filadélfia, Peter Lloyd é formado pelo Curtis Institute of Music e pela The Settlement Music School, tendo estudado com Roger Scott e Eligio Rossi. Ao se formar no Curtis, ingressou imediatamente na Orquestra da Filadélfia, permanecendo lá por mais de oito temporadas antes de aceitar o cargo de Baixo Principal da Orquestra de Minnesota, título que ocupou de 1986 a 2007.

Ao longo de sua carreira, o Sr. Lloyd trabalhou com muitos dos maiores maestros do mundo, incluindo Riccardo Muti, Klaus Tennstedt, Wolfgang Sawallisch, Leonard Bernstein, Bernard Haitink, Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Kurt Masur, Charles Dutoit, Yuri Temirkanov, Eugene Ormandy e James Levine. A carreira orquestral do Sr. Lloyd continua até hoje, aparecendo regularmente como baixo principal em uma variedade de conjuntos em todo o mundo.

Tendo dedicado grande parte de sua carreira ao repertório de música de câmara, o Sr. Lloyd se apresentou com o Guarneri String Quartet, Jamie Laredo no The 92nd Street Y e, por muitos anos, com membros dos quartetos de cordas Budapest, Guarneri, Emerson, Juilliard e Orion, bem como com o Beaux Arts Trio e os quartetos Penderecki, Miami, Miro, Brentano, Borromeo e Biava. Ele tem participado regularmente da Marlboro School of Music, da Chamber Music Society of Lincoln Center, da Orpheus Chamber Orchestra, da Chamber Music Northwest, da Music From Angel Fire, do Bravo! Vail Valley Music Festival, The Brooklyn Chamber Music Society, Chicago Chamber Musicians, The Boston Chamber Music Society, The Brandenburg Ensemble, BargeMusic em Nova York e La Musica. Seus concertos com esses grupos o levaram por toda a América do Norte, Europa e Extremo Oriente.

Nas últimas três décadas, o Sr. Lloyd trabalhou com muitas das principais gravadoras, tendo participado de dezenas de gravações com a RCA, EMI, Sony, Telarc, Virgin Classical, BIS e Reference Recordings.

Além de sua agenda de concertos, o Sr. Lloyd mantém uma carreira ativa como professor. Ele é um visitante regular de muitas das principais escolas de música dos Estados Unidos, ministrando master classes, palestras e recitais no Curtis Institute of Music, na Juilliard School, no Tanglewood Music Festival, na Manhattan School of Music, na Mannes School, na Indiana University, no Peabody Conservatory, no Chautauqua Institute, na Youth Orchestra of the Americas e em muitas outras. Ele atua como instrutor anual no Seminário da Orquestra de Cordas de Nova York realizado no Carnegie Hall sob a direção de Jamie Laredo, é professor visitante regular da The New World Symphony e foi convidado a lecionar e se apresentar na China na Guangzhou International Music Academy sob a direção de Charles Dutoit e no Pacific Music Festival em Sapporo, Japão.

Atualmente, o Sr. Lloyd é membro do corpo docente do Colburn Conservatory of Music e da Indiana University e atuou como membro da diretoria da The International Society of Bassists.