Williamson_Steve.jpg

Stephen Williamson, Clarinete

Stephen Williamson é o clarinetista principal da Orquestra Sinfônica de Chicago, nomeado em 2011 pelo Maestro Riccardo Muti. Anteriormente, Williamson foi o principal clarinetista da Filarmônica de Nova York e da Metropolitan Opera Orchestra. Além disso, foi clarinetista principal convidado com frequência da Orquestra do Festival Saito Kinen, no Japão, sob a regência de Seiji Ozawa.

Atualmente, o Sr. Williamson faz parte do corpo docente da DePaul University em Chicago, IL. Fez parte do corpo docente de clarinetes da Universidade de Columbia e da Mannes College of Music, em Nova York, bem como do Pacific Music Festival em Sapporo, Japão, e do Domaine Forget International Music Festival, em Quebec. Ele gravou para as gravadoras Sony Classics, Telarc, CRI, BMG, Naxos e Decca e pode ser ouvido em várias trilhas sonoras de filmes.

Ávido solista e músico de câmara, o Sr. Williamson tem se apresentado extensivamente nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Ele colaborou com artistas como Yo-Yo Ma, Jeffrey Kahane, Anne Marie McDermott e muitos outros, bem como com seus colegas músicos da CSO como parte do CSO Chamber Players, cujo programa de abril de 2019 no Orchestra Hall apresenta Contrastes de Bartók e Quarteto para o Fim dos Tempos de Messiaen. Ele fez sua estreia como solista da CSO com o Concerto para Clarinete de Mozart em 2016, sob a regência do maestro convidado Gennady Rozhdestvensky, e posteriormente executou a obra nas turnês da Orquestra pelas costas leste e oeste com o diretor musical Riccardo Muti durante a temporada 2017/18. Williamson também tocou o Concerto para Clarinete de Copland com a Sapporo Symphony no Kitara Hall durante o Pacific Music Festival de 2018.

Recebeu o diploma de bacharel e o certificado de intérprete da Eastman School of Music e o diploma de mestre da Juilliard School. Como bolsista da Fulbright, ele aprofundou seus estudos na Hochschule der Künste em Berlim. Seus professores anteriores incluem Peter Rieckhoff, Charles Neidich, Kenneth Grant e Michael Webster. Seus prêmios anteriores incluem o Saunderson Award do Coleman Chamber Music Competition; o Nathan Wedeen Award do New York Concert Artist Guild Competition de 1997; e o Grande Prêmio do 1st Annual Buffet Crampon North American Clarinet Competition em 1994. Ele também foi o único semifinalista americano no Concurso Internacional de Música para Clarinete ARD de 1993 e 1998.

Artista de longa data da Selmer-Paris e da Vandoren, o Sr. Williamson atualmente toca clarinetes Selmer Signature e usa palhetas tradicionais da Vandoren com uma boquilha James Pyne JX/BC. Ele reside em Wilmette, IL, com sua esposa Jill, seus filhos Ryan, Connor e Matthew e sua cadela Lila.