Valdemar Rodriguez, Clarinete

Músico venezuelano, Valdemar Rodriguez começou seus estudos de clarinete com seu pai aos quatro anos de idade. Recebeu o título de Clarinet Performer no Conservatório Superior de Música Simón Bolívar, o Bacharelado em Execução Instrumental no Instituto Universitário de Estudos Musicais de Caracas e o Mestrado em Música na Universidade Simon Bolívar da Venezuela. Aperfeiçoou seus estudos com o eminente professor Luís Rossi e com os professores Gervase de Peyer, Walter Boeykens, Guy Deplus e Kalman Berkès. Foi professor de clarinete no Conservatório Simón Bolívar e solista de clarinete na Orquestra Sinfônica Simón Bolívar por 35 anos.

Rodriguez realizou a estreia latino-americana da versão original do Concerto para Clarinete em Lá Maior KW 622 de Mozart, com o Clarinete di bassetto, no Teatro Colón de Buenos Aires, Argentina.

Apresentou-se como solista sob a batuta de importantes maestros, como Jose Antonio Abreu, Gustavo Dudamel, Eduardo Mata, Mario Benzecry, Alfredo Rugeles, Rodolfo Saglimbeni, Giancarlo Guerrero, Patricio Aizaga, Cesar Ivan Lara, Fabio Mechetti, Edmond Colomer e Dietrich Paredes, entre outros. Colaborou com renomados músicos venezuelanos e internacionais, interpretando as principais obras do repertório de música de câmara escritas para clarinete. Foi membro ativo de vários conjuntos de câmara, como o "Eduardo Mata Chamber Ensemble", o "Chalumeau Clarinet Quartet" e o "Quinteto de Sopros Latino-Americanos", com o qual tocou no "Weill Recital Hall" do Carnegie Hall, em Nova York.

Rodriguez participou de turnês de concertos pela América Latina, Estados Unidos, África, Ásia e Europa, apresentando-se em festivais, recitais, masterclasses e com quartetos de cordas, orquestras sinfônicas, bandas sinfônicas e big bands de jazz.

O professor Rodriguez foi convidado a dar aulas magistrais em conservatórios e universidades em países como Rússia, China, Estados Unidos da América, Espanha, Bélgica, Itália, Dinamarca, França, Nicarágua, México, Colômbia, Costa Rica, Chile, Peru, Equador, Cuba, República Dominicana, Argentina, Brasil, Jamaica, Guatemala, Panamá, Paraguai, Portugal, África do Sul, Suíça, Trinidad e Uruguai.

Foi convidado para ser membro do júri de importantes concursos internacionais de clarinete, incluindo o Concurso Internacional de Clarinete Carl Nielsen, 2009 na Dinamarca, o concurso "Jacques Lancelot International Clarinet Competition & quot; 2010 em Ruen, França, "Concurso de Clarinete em Kortrijk", 2010 em "Concurso Internacional de Clarinete em Ghent, 2012, 2013, 2015, Concurso de Clarinete UNISA 2014 em Joanesburgo, África do Sul, Primeiro Concurso Internacional de Clarinete da Academia Ibero-Americana de Clarinete 2018, Portugal.

Por 20 anos, foi vice-diretor executivo da Fundação Simón Bolívar do "El Sistema" e do Conservatório de Música Simón Bolívar da Venezuela.

Atualmente, é presidente da Fundação "Movimiento Musical Notes en Red", diretor da Academia Latino-Americana de Clarinete "Luis Rossi", professor de clarinete na Universidade das Artes e professor de clarinete no Mestrado em Música da Universidade Simón Bolívar da Venezuela.